Ousar Viver! Histórias da Maria é um documentário, longa metragem, que tem como objetivo apresentar e difundir as memórias e histórias da Maria, militante democrática que atuou desde o período da ditadura militar no Brasil, passando pela redemocratização e chegando à momentos atuais com presença marcante nos movimentos sindical e movimento de mulheres. O filme em sua estrutura básica articula entrevistas, presenciais e por meio digital, em planos abertos e fechados, com recortes, fotografias e imagens para compor a montagem.
A personagem principal do documentário é Lúcia Maria Pimentel, militante na luta contra a ditadura após o Golpe de 1964. Maria, 76 anos, carioca e residente em São Paulo, foi presa ainda jovem, em 1969, por sua participação na resistência. Hoje, faz parte da diretoria executiva da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Ampliar os espaços de representação feminina no poder político, sindical e no mundo do trabalho, assenta-se na ação fundamental de conhecer histórias de mulheres como a Maria.
Você é nosso convidado para assistir a jornada da “Maria de todas as lutas”, se inspirando nos processos de conquistas pela democracia, pela equidade e igualdade das mulheres na sociedade e no mundo do trabalho.
Filme: Ousar viver! Histórias da Maria
Realização: Instituto Angelim, Caliban Produções
Direção e Roteiro: Silvio Tendler
Diretor de Fotografia: Lúcio Kodato
Argumento: Fabíola Notari, Lenice Antunez, Maria Beatriz Rocha, Mirlene Simões e Monica Fonseca Severo
Produção Executiva: Mirlene Simões
Este projeto foi contemplado pelo PROAC/SP 29/2022 – 1655.0396.1147 selecionado na Modalidade Audiovisual/Complemento para Produção de Longa ou Série Documental.