Skip to content

Oficinas de Fabiola

Mapas da Memória

Duração

A oficina prevê 4 encontros com duração de 2 horas. Pode ser adaptada e realizada como oficina de 2 encontros de 4 horas.

Sinopse

Todo mapa propõe uma representação gráfica de dados relativos à determinada área. Busca-se clareza e precisão na transmissão dessa informação. E quando o objetivo do mapa for a memória? Como trabalhar com as imagens fragmentadas que surgem nos momentos mais inesperados a partir de estímulos sensoriais, como uma fotografia, um cheiro, ou uma determinada música?

A oficina Mapas da Memória parte da história dos mapas e de seus desdobramentos na história da arte cujo objetivo final é a busca pelo inacessível, a origem de uma memória. As linguagens artísticas utilizadas, no caso, a colagem e os processos gráficos artesanais são os meios pelos quais essas memórias emergiram das camadas mais profundas para se transformarem em imagens criadas, inventadas.

Público-alvo

Interessados em geral com mais de 16 anos.

Diários Visuais

Duração

A oficina prevê 4 encontros com duração de 2 horas. Pode ser adaptada e realizada como oficina de 2 encontros de 4 horas.

Sinopse

Diários, em geral, são cadernos e/ou livros em que alguém registra diária ou quase diariamente os acontecimentos de sua vida, seus pensamentos e anseios. Qual o significado desses diários nos dias de hoje? Como diários podem ser construídos com palavras, imagens e sons? A oficina Diários Visuais parte da história e do processo de criação de artistas, no qual o diário esteve presente, como, por exemplo, os diários de Frida Kahlo (1907-1954) ou os diários de viagem de Eugène Delacroix (1798-1863). As linguagens artísticas utilizadas, no caso, o desenho, a colagem e os processos audiovisuais são os meios pelos quais o diário materializa-se enquanto parte do processo de criação.

Público-alvo

Interessados em geral com mais de 16 anos.

Quer receber nossas novidades?

cadastre seu e-mail e fique sempre por dentro dos nossos projetos